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Quais os melhores horários para fazer um post?

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De acordo com dados do próprio Instagram, a plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Com um número tão impressionante e, principalmente, com o crescimento de marcas e influenciadores que estão apostando na rede social, conseguir emplacar um conteúdo pode ser desafiador, e isso passa por saber os melhores horários para postar.

Até o ano de 2016, os posts publicados no feed apareciam seguindo a ordem cronológica. Após mudanças no algoritmo, a rede social segue uma nova sequência lógica, onde os posts com maior engajamento logo que são publicados, são considerados mais relevantes e por isso, são exibidos para mais pessoas.

É por isso que, saber quais são os melhores horários para postar no Instagram pode ajudar a melhorar o engajamento do seu perfil na plataforma.

Existem os chamados horários de pico e ainda, horários que empresas especialistas no assunto, divulgam como os melhores para conseguir um bom alcance. Mas, antes de saber quais são eles, é importante compreender que o horário ideal pode não ser o mesmo para todos os perfis e segmentos.

Isso porque, cada marca ou influenciador tem a sua própria persona e cada persona pode ter comportamentos diferentes.

Dessa forma, é muito importante utilizar as ferramentas de análise do próprio Instagram para descobrir qual o timing perfeito para as suas postagens, considerando o comportamento da sua audiência.

Aprenda a analisar os dados do Instagram for Business

Todos as contas comerciais do Instagram contam com uma ferramenta gratuita que disponibiliza métricas que ajudam a gerenciar o perfil. Para acessar, basta clicar no ícone “Insights” e ele fornecerá uma visão panorâmica da conta.

Contas alcançadas

Nesse campo você consegue ver o número de novas contas alcançadas pelo perfil e o seu desempenho no tráfego orgânico. Ele também disponibiliza informações de países, cidades, gênero e faixa etária dos perfis.

É possível ainda, ver qual foi a conversão de seguidores e de não seguidores tendo como base o alcance. Outra informação legal é a abrangência do conteúdo e publicações mais relevantes.

Engajamento

Fornece números em porcentagem de contas com engajamento e o número de contas que o perfil conseguiu engajar nos últimos 7 dias. Além das interações com o conteúdo, como curtidas, compartilhamentos, salvamentos, etc.

Seguidores

Mostra o crescimento total da conta e os períodos mais ativos. Esses dados ajudam você a identificar qual é o melhor dia e o melhor horário para fazer suas postagens.

A informação sobre os períodos mais ativos dispõe de um infográfico que aponta os dias da semana e horários. Ao clicar em cima, é possível descobrir o número bruto de visualizações ou interações.

Suponhamos que, nos últimos 7 dias, o maior fluxo de visitas do seu perfil aconteceu na sexta-feira, às 20 horas. Então, este será o melhor horário para fazer os próximos posts.

Agora que você já sabe como avaliar o engajamento do seu perfil para descobrir os melhores horários para postar, vamos falar um pouco sobre as recomendações das empresas de pesquisas.

Melhores horários para postar no Feed

De modo geral, as empresas de pesquisa que avaliam o engajamento da rede social, mostram que para 2022, os melhores horários para postar no Instagram são os seguintes:                                                                                        

Dia da semana                                              Melhor horário

Segunda-feira                                                      11h e 12h

Terça-feira                                                       Das 11h às 14h

Quarta-feira                                                         11h e 12h

Quinta-feira                                                               11h

Sexta-feira                                                            11h e 12h

Sábado                                                             Das 10h às 12h

Domingo                                                          Entre 9h e 15h

Um estudo global realizado pela Sprout Social avaliou quais os melhores e os piores dias e horários para postar. Veja o resultado:

  • Melhores horários: segunda à sexta-feira às 11h e terça-feira das 11h às 14h;
  • Dias e horários de maior engajamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
  • Melhor dia da semana: quarta-feira;
  • Pior dia da semana: domingo;
  • Dias e horários com o pior engajamento: todos os dias após as 17h e antes das 8h.

Melhores horários para postar Stories

O Instagram Stories é um pouco mais dinâmico do que o Feed. Nele, o ideal é postar nos horários em que o seu público está mais ativo.

Porém, para garantir que as pessoas vejam o seu perfil, o recomendado é postar Stories várias vezes ao dia. Inclusive, isso pode ajudar a aumentar o engajamento dos seus posts quando você posta stories com conteúdo relevante antes de fazer a postagem no feed.

Melhores horários para postar no Reels

Um estudo do MarketingHub analisou mais de 100 mil perfis no Instagram, a fim de descobrir os melhores horários para postar no Reels. O resultado do estudo foi o seguinte:

  • Terça-feira – às 9h;
  • Quinta-feira – às 12h;
  • Sexta-feira – às 5h.

Já nos outros dias da semana, os horários com as maiores taxas de engajamento ao publicar Reels são:

  • Segunda-feira – às 6h, 10h e 22h;
  • Quarta-feira – às 7h, 8h e 23h;
  • Sábado – às 11h, 19h e 20h;
  • Domingo – às 7h, 8h e 16h.

Dicas para acertar no timing e aumentar o alcance dos seus conteúdos

Além de seguir as recomendações e avaliar frequentemente os números do seu perfil, algumas dicas podem ajudar a acertar no horário de postagem e alcançar mais pessoas com seu conteúdo:

  • Estude profundamente a sua persona, descubra como é o seu comportamento online, onde ela está, o que ela faz e todas as informações que podem te ajudar a saber qual o horário ideal para que ela veja seus posts;
  • Tire um tempinho pelo menos uma vez por semana para avaliar os dados de alcance do seu perfil;
  • Siga as instruções do artigo sobre como aumentar seu engajamento no Instagram, pois isso é fundamental para melhorar o alcance dos posts;
  • Não tenha medo de testar. Caso necessário, poste conteúdos em horários diferentes até descobrir quais são aqueles em que sua audiência realmente está disponível.

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