Como um atleta venceu o Prêmio Brasil Olímpico com a ajuda de uma estratégia de marketing


O Objetivo
Em 2013, o velejador Jorge Zarif teve uma temporada espetacular. Aos 21 anos, ele teve a façanha de conquistar o título mundial nas categorias adulto e júnior em apenas dois meses. Um feito único no esporte brasileiro e a primeira vez em 40 anos que um brasileiro ganhava o título. O ano vitorioso dele foi coroado com a indicação ao Prêmio Brasil Olímpico, a maior honraria do esporte nacional, na categoria Melhor do Ano. E ele ainda foi escolhido como Atleta do Ano na Vela. Não poderia ser melhor! Naquela edição do prêmio, o vencedor era escolhido pela soma do voto popular com a escolha do júri.

O Desafio
Os concorrentes de Jorginho ao prêmio, no entanto, eram atletas mais conhecidos do que ele, e ambos já tinham conquistado medalhas nas Olimpíadas anteriores. Arthur Zanetti foi campeão em Londres no aparelho argolas, da Ginástica Artística, e Cesar Cielo faturou o ouro nos Jogos de Pequim, na prova dos 50m livre da Natação, além de seis ouros em campeonatos mundiais. Além disso, naquele ano, o voto popular contava para a escolha do Melhor do Ano. Logo, a popularidade dos concorrentes representava um grande desafio.

A Estratégia
A MVP Sports traçou uma estratégia que buscava a máxima divulgação possível nas redes sociais, para que o maior número possível de pessoas soubesse da indicação e pudessem votar no atleta. A estratégia incluía:
– Postagens diárias na página oficial, gerida pela MVP Sports, com link para votação;
– Envio de releases à imprensa e sites parceiros, para atingir seus respectivos públicos
– Postagens nas páginas de outros atletas assessorados pela MVP Sports, multiplicando a quantidade de pessoas atingidas

O Resultado
O objetivo de toda a campanha foi cumprido, Jorde Zarif foi eleito o Melhor do Ano e venceu o Prêmio Brasil Olímpico, com a cerimônia de premiação sendo transmitida ao vivo para todo o Brasil. A página do atleta teve um grande crescimento no número de seguidores e engajamento e os maiores veículos de imprensa do país solicitaram entrevistas com ele.

Vídeo
Veja a matéria do Prêmio Brasil Olímpico de 2013

Fique por dentro
Quer receber as newsletters e novidades da MVP Sports no seu e-mail? Use o formulário abaixo e entre em contato conosco!


Compartilhe essa notícia: