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O que não fazer na hora de buscar patrocínio esportivo

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O Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e é considerado como a principal plataforma para quem busca oportunidades de negócio por meio do trabalho com influência esportiva.

De acordo com dados do próprio Instagram, cerca de 81% dos usuários utilizam a rede social para pesquisar sobre produtos e serviços. Ele é tão importante para quem busca patrocínios, que sem uma conta você dificilmente conseguirá chamar a atenção das marcas do segmento.

Mas, possuir uma conta não garante que você consiga novas parcerias. É preciso que você tenha uma boa estratégia e que evite alguns erros na hora de buscar patrocínio esportivo.

Erros que você deve evitar caso queira conquistar patrocínio esportivo com o Instagram

Alguns dos erros que citamos aqui podem até parecer óbvios para você, mas acredite, muitos atletas que são realmente bons em seus esportes, podem perder a oportunidade de firmar parcerias por conta deles.

Confira a seguir quais são eles.

Discutir com seguidores

Nem todo mundo vai te elogiar sempre. Assim como você vai atrair seguidores fiéis e apaixonados pelo seu trabalho, também vai atrair os críticos.

Saber lidar de forma saudável com as críticas é fundamental para manter a audiência e o engajamento da sua conta. Portanto, evite discutir com seguidores nos comentários, stories ou no direct.    

Postar assuntos polêmicos

Existem assuntos que dividem muito as opiniões. Entre eles estão política, religião e futebol, por exemplo. Se posicionar nas redes sociais pode gerar uma grande rejeição.

Muitas pessoas pensam que falar sobre esses temas poderá agradar uma parte da sua audiência, mas isso pode trazer consequências negativas com relação aos patrocínios, já que as marcas desejam atingir o maior número de pessoas possível.

Portanto, pense bem antes de postar sobre qualquer assunto.

Criticar outros atletas

Atletas influenciadores costumam ter lovers. Qualquer tipo de crítica mal colocada sobre suas pessoas pode conduzir essa audiência contra você.

Além disso, no meio esportivo a capacidade de respeitar o próximo é algo muito valorizado. Afinal, isso é um princípio básico dentro das competições esportivas.

Não ter link de contato

O link de contato no perfil é fundamental para que as marcas possam entrar em contato direto com você.

Para adicionar um link ao perfil, basta ir até a opção “Edite seu perfil” e digitar ou colar o endereço no campo “Site”. Essa pequena ação é suficiente para que as empresas que se interessarem pelo seu conteúdo consigam falar diretamente com você.

Não ter esse link pode dificultar a comunicação com seus potenciais clientes, além de transmitir falta de profissionalismo.

Falta de preocupação com o engajamento

Não basta publicar posts com frequência ou manter-se ativo na rede social, se você não utilizar as estratégias certas para gerar engajamento.

Um dos erros mais comuns que podemos observar é a compra de seguidores. Seguidores comprados não geram engajamento, pois não é um público segmentado, ou seja, que se interessa realmente pelo seu conteúdo.

Além disso, postar e esperar que o engajamento aconteça é totalmente errado. Você precisa criar um relacionamento com sua audiência, conversar com ela, aparecer nos stories, dentre outras ações que contribuem para isso.

É muito fácil para uma marca identificar um perfil que não se preocupa com o engajamento, que é justamente o que elas buscam quando patrocinam um influenciador esportivo.

Erros que devem ser evitados na produção de conteúdo

Além dos erros na manutenção geral da conta, na hora de produzir conteúdos, principalmente aqueles que são fruto de parcerias, existem erros que precisam ser evitados. Veja a seguir quais são os principais.

Falta de cuidado com o cenário

Ao produzir um conteúdo para um patrocinador, é fundamental se atentar ao cenário.  As imagens não podem apresentar, de forma alguma, elementos que representem marcas concorrentes.

E isso vai desde símbolos, logomarcas, cores e tudo que possa remeter a uma marca concorrente.

Vestuário inadequado

As roupas também precisam de um cuidado especial. Se você vai produzir conteúdo para um patrocinador, escolha compor um vestuário que represente a marca, principalmente, nas cores.

Evite usar peças que possam remeter as cores de marcas concorrentes ou que não tenham nada a ver com o conteúdo. Se é um conteúdo esportivo, utilize roupas adequadas para isso.

Falta de preparação para a produção dos conteúdos

A grande maioria dos patrocinadores enviam briefings para a produção do conteúdo. Além disso, a data de postagem é combinada antes da produção. Evite deixar o trabalho para a última hora, pois isso pode comprometer totalmente a qualidade do material.

É fundamental que, principalmente, no caso de vídeos, a sua representação soe natural. Para isso, treine muito antes de gravar.

Imagens e vídeos de baixa qualidade

Quem divulga produtos, serviços, ideias e marcas em geral, não tem apenas um feed, mas uma vitrine. E uma vitrine deve sempre encher os olhos de quem passa por ela.

Para isso, é fundamental trabalhar sempre com imagens e vídeos de alta qualidade. Além da boa resolução, é importante pensar nos enquadramentos, na composição de cores e na clareza em transmitir a mensagem.

Hashtags que não correspondem com o conteúdo

As hashtags são uma boa ferramenta para atrair pessoas que se interessam pelo seu conteúdo. Mas, elas devem ser utilizadas de maneira estratégica. Ou seja, você precisa utilizar hashtags que realmente estejam relacionadas com seu trabalho.

O uso de muitas hashtags ou de hashtags genéricas pode atrair pessoas que não são o seu público-alvo e para as marcas isso pode representar falta de experiência com segmentação de público ou até mesmo, desespero para conseguir seguidores.

Falta de um calendário de postagem

O calendário de postagem é fundamental para criar conexão com seu público. A partir do estudo de quais são os melhores horários para postar no seu perfil, definir os dias e horários das postagens é essencial para manter a consistência e educar a audiência.

Seu público passará a esperar pelos seus posts em determinados dias e horários, o que favorece o engajamento da sua conta.

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