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Lives no Instagram: como atletas podem aproveitar essa ferramenta?

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Atualmente, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. Ela conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e milhões de acessos diários. Isso faz da plataforma uma das melhores ferramentas para quem deseja trabalhar com a criação de conteúdo.

Em 2016, a rede social passou a contar com a ferramenta de transmissões ao vivo. Com a pandemia causada pelo coronavírus e a necessidade de isolamento social, as lives ganharam uma enorme evidência.

Uma pesquisa do Daily Sports mostrou que as transmissões ao vivo cresceram cerca de 99% entre o mês de abril de 2020 e abril de 2021.

Além disso, existem pesquisas que mostram que a utilização de vídeos gera, em média, 21.2% a mais de interações do que o uso de imagens. Se esse número já é alto, o engajamento com vídeos ao vivo é ainda maior.

Outra informação interessante levantada por Neil Patel, é que as pessoas com idade entre 18 e 34 anos, assistem conteúdos ao vivo de forma regular.

Porém, o grande interesse da audiência não é o único fator que faz das lives uma ferramenta tão relevante para os criadores de conteúdo. O algoritmo do Instagram prioriza esse formato. O material recebe prioridade no feed de notícias e é exibido na frente de todos os stories.

Além disso, no momento em que o criador de conteúdo abre a sua live, seus seguidores são notificados de que ele está ao vivo, o que aumenta as chances de ganhar visualizações.

Para influenciadores da área esportiva, a realização de lives é uma excelente alternativa para mostrar seu trabalho, se aproximar do público e atrair a atenção das marcas.

Por que atletas devem investir em lives no Instagram?

  • As lives são uma ótima alternativa para ter uma troca rápida, direta e humanizada com a audiência;
  • O Instagram mostra o ícone das lives de maneira prioritária nos Stories, o que ajuda a atrair o público e aumentar as visualizações;
  • É uma ótima maneira de melhorar o engajamento do perfil;
  • Ao abordar temas relacionados ao mundo esportivo, o influenciador tem a oportunidade de mostrar a sua autoridade no segmento;
  • Existem diversas pesquisas que mostram que os usuários preferem assistir vídeos do que ler textos longos. Isso faz com que as live seja o formato ideal para conteúdos mais longos ou densos;
  • Desperta o senso de urgência para novidades da sua plataforma;
  • Gera oportunidade de interagir com seguidores e conhecê-los melhor;
  • Tem baixo custo e traz retornos muito positivos.

Como fazer lives no Instagram?

Basta seguir os seguintes passos:

  1. No Instagram, clique sobre o ícone de “+” que fica localizado na parte superior direita do aplicativo;
  2. Quando aparecer a lista de opções, toque sobre “Transmitir ao vivo”;
  3. O app abrirá a câmera e para iniciar a transmissão basta clicar sobre o botão redondo no centro inferior da tela;
  4. A transmissão será iniciada e para encerrá-la, basta clicar sobre o botão de “X” que fica na parte superior direita da dela e confirmar a opção.

Mas, não basta entrar ao vivo e falar qualquer coisa. Planeje o conteúdo das lives com antecedência.

A seguir, damos dicas para influenciadores esportivos que desejam produzir lives de sucesso.

Dicas para realizar lives de sucesso

O primeiro passo é considerar aqueles assuntos que são de interesse da persona. Assim como qualquer outro formato de conteúdo postado nas redes sociais, é preciso entregar algo que desperte interesse, seja útil e agregue valor para as pessoas.

Depois de definir sobre o que você irá falar, siga as dicas que mostramos a seguir:

1 – Crie um roteiro do que será dito

Mesmo que você tenha facilidade para falar em público, o roteiro é uma ferramenta muito importante para evitar erros e garantir um bom desempenho.

Roteirizar nada mais é do que estabelecer uma estrutura para ser seguida. O material não precisa ser rigoroso e nem deve ser formal. Como as redes sociais tem um caráter de informalidade, é importante manter uma fala natural.

Mas, saber o que deve ser dito em cada momento é fundamental para manter a atenção da audiência, eliminar pausas que possam gerar desconforto e evitar os vícios de linguagem.

Além disso, um conteúdo bem planejado é um diferencial para mostrar sua autoridade.

2 – Cuide do cenário

Você não precisa de uma grande produção para fazer sua transmissão ao vivo. Mas, é fundamental que o cenário seja pensado com cuidado.

A decoração deve estar de acordo com o assunto que você vai abordar. Vamos supor que você esteja falando sobre atividades físicas e bem-estar. Apresentar esse tema em um local desorganizado e com muitas informações visuais pode gerar desconforto em quem assiste.

É muito importante usar a criatividade para criar ambientes que se conectem com sua fala e que tenham uma decoração equilibrada.

Além disso, é necessário sempre verificar a luminosidade do local, a conexão com a internet e testar o posicionamento do celular, para que não ocorram problemas que interrompam a transmissão.

3 – Divulgue sua live

Assim que determinar qual será o tema abordado, o local e o horário da sua transmissão, comunique isso a sua audiência. Esse passo é fundamental para que as pessoas se organizem para assistir a transmissão e, principalmente, para aumentar seu alcance.

Utilize o feed, stories e outros canais como estratégia de divulgação.

4 – Teste o som e a imagem

Nunca inicie a sua transmissão sem os devidos testes de qualidade da imagem e do som. Os espectadores costumam perder a paciência rapidamente e falhas, por menores que sejam, podem comprometem o engajamento.

Além disso, imagem e sonorização adequadas são essenciais para facilitar a compreensão de quem assiste. Portanto, antecipe-se nos testes e garanta que você não terá problemas.

5 – Interaja com seu público

Uma das grandes vantagens das transmissões ao vivo é permitir um contato mais próximo com a audiência. Aproveite isso crie estratégias para incentivar a interação com o público.

Faça comentários que instiguem a audiência, formule perguntas, peça que os seguidores enviem suas dúvidas e opiniões, dentre outras estratégias.

Lembre-se que, é muito importante responder os comentários feitos pelos seguidores na live, ou ainda, ler esses comentários ao vivo. Isso é muito utilizado por influenciadores e estimula as pessoas a comentarem mais no conteúdo.

O que fazer depois da Live?

Como nem todas as pessoas irão conseguir assistir sua transmissão ao vivo, salve o conteúdo e disponibilize para que todos possam conferir.

Por fim, analise as métricas de alcance, engajamento e comentários. Isso pode ser utilizado para aprimorar suas próximas transmissões.

Se você é influenciador esportivo e quer ter um Instagram profissional, com conteúdos ricos e atraentes para as marcas do setor, conheça o trabalho da MVP Sports.

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