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Como aumentar engajamento nos stories

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De acordo com o site OpinionBox, cerca de 58% dos usuários do Instagram preferem acompanhar os stories. Mas, muitos influenciadores ainda tem dificuldade em utilizar essa ferramenta corretamente e alavancar o engajamento nela.

Se este é o seu caso, a partir de agora, você irá descobrir estratégias assertivas para aproveitar os recursos disponíveis nos Stories e provocar a interação dos seus seguidores.

Nós sempre falamos por aqui que o engajamento é a métrica mais importante em um perfil do Instagram. É ele que mostra o quanto as pessoas se interessam por um conteúdo e a capacidade de um perfil de influenciar a opinião dessas pessoas.

Para quem trabalha com influência esportiva, alcançar uma boa taxa de engajamento é fundamental para melhorar os resultados do perfil e chamar a atenção de potenciais parceiros. Ou seja, se você quer trabalhar com Instagram, precisa focar nisso.

O grande erro de muitos influenciadores ao utilizar os Stories, é fazer uso da ferramenta apenas para republicar suas postagens de feed. Esa não é uma prática bem vista pelo público.

De acordo com o próprio Instagram, os usuários não gostam desse tipo de ação e ela representa uma perda do potencial de engajamento dos outros recursos disponíveis na plataforma.

Se você tem dúvidas de como criar Stories que engajam ou de quais recursos pode usufruir dentro da ferramenta, a seguir trouxemos dicas importantes para melhorar seus resultados nos Stories.

Como atingir um bom engajamento com os Stories?

1 – Aposte na autenticidade

A autenticidade é aquilo que te faz único e que, por isso, chama a atenção das pessoas. Para se mostrar autêntico, você precisa apostar na espontaneidade.

Mostre momentos do seu dia a dia em tempo real. Filme treinos, exercícios, sua alimentação e outros acontecimentos de rotina.

Você também pode utilizar os Stories para fazer narrativas, contar histórias e acontecimentos do dia, curiosidades, coisas novas que você descobriu, hábitos e vários outros assuntos.

Quanto mais você praticar isso, mais natural se tornará e maior será a conexão que o público sentirá com você. Afinal, é como se eles fizessem parte desse dia a dia.

2 – Legende o conteúdo em vídeo

Existem muitas pesquisas que mostram que a grande maioria das pessoas assistem aos Stories do Instagram no mudo, e só ligam o som quando se trata de algo que realmente chama a atenção. Por isso, é muito legal utilizar legendas quando se trata de Stories em vídeo.

Existem aplicativos que geram as legendas de maneira automática. Você também pode utilizar a ferramenta de texto, inserindo todo o texto falado ou algumas palavras-chaves que facilitem a compreensão e despertem o interesse de quem assiste.

3 – Mostre como fazer algo

Criar tutoriais ensinando sua audiência a fazer algo é uma forma de estabelecer experiência e mostrar sua autoridade no segmento em que atua.

Se você é influenciador esportivo, pode usar a ferramenta para ensinar a forma correta de executar exercícios, como fazer receitas rápidas, dentre outros tipos de tutoriais curtos.

As pessoas adoram aprender coisas novas e aos poucos, os próprios seguidores irão te pedir que ensine a fazer algo, te dando novas ideias de conteúdo. Aproveite essa interação.

4 – Utilize textos e os adesivos interativos para estimular a interação

Os adesivos interativos estão entre os novos recursos disponibilizados pelo Instagram para interação com o público. Eles permitem que as pessoas enviem perguntas para você responder.

Esse tipo de interação é interessante para gerar proximidade com a audiência, fazendo com que ela se interesse cada vez mais por você e pelo seu conteúdo.

Sempre que possível, solte enquetes, quizzes, curiosidades, testes e outras perguntas que permitam a participação do público.

Veja também o nosso post sobre as novas formas de monetizar no Instagram.

5 – Explore as diferentes ferramentas criativas

Os Stories contam com várias opções de ferramentas para criar conteúdo criativo e original. Filtros, stickers, gifs, boomerang, recursos de texto, são apenas alguns exemplos.

Utilize essas opções a seu favor para tornar seus Stories mais criativos e interativos.

6 – Tenha uma rotina de conteúdos

Manter uma rotina diária de postagens nos Stories é uma excelente estratégia para fidelizar a audiência. Isso porque, as pessoas que te seguem irão se acostumar a acompanhar sua rotina e até sentirão falta caso você não apareça com a regularidade normal.

O legal é criar um roteiro que você possa seguir. Como, por exemplo, um post no café da manhã, outro na hora do almoço, no fim de tarde, à noite, etc. Você pode definir até o tipo de conteúdo que irá compartilhar em cada horário. Isso ajuda a tornar o processo mais prático e fácil.

Essa organização é importante para que a rotina de postagens não tome mais tempo do que deveria, comprometendo outras atividades importantes do dia a dia.

7 – Use Hashtags e localização

As hashtags e a localização são recursos que permitem que as pessoas cheguem até os seus Stories quando estão procurando por um determinado assunto ou visualizando conteúdos próximos a elas.

Você não precisa encher os Stories com hashtags ou marcar todos os lugares onde você vai. Mas, sempre que fizer isso, aumentará as chances de atrair novos seguidores para o seu perfil. Portanto, use com sabedoria.

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