Agendar contato

HUB MVP de Influência

Como atletas podem ganhar seguidores

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O instagram tem se destacado cada vez mais como um campo impulsionador de visibilidade para um atleta ganhar seguidores. A falta de incentivo ao esporte e dificuldade para obter patrocínios tem transformado a ideia de se tornar um influenciador como uma saída para obter os recursos necessários e continuar a carreira de atleta. Com isso, diversas pessoas têm direcionado os seus esforços para essa tarefa, que tem se tornado cada vez mais desafiadora.

Com um maior número de pessoas usando a plataforma para ganhar visibilidade, é necessário buscar formas de se destacar e conquistar um público fiel. Por isso, preparamos algumas dicas que poderão auxiliar atletas a ganharem seguidores. Confira:

Otimize seu perfil

O perfil pode ser visto como um cartão de visita. Tanto para os seguidores, quanto para possíveis patrocinadores que surgirão através disso. Portanto, para um atleta ganhar seguidores é necessário começar com uma certa atenção ao visual do seu perfil e observar pontos como:

  1. Foto

A sua foto de perfil será um dos primeiros pontos de contato com os novos visitantes. Muitas vezes, ela será o primeiro ponto observado, aparecendo em resultados de pesquisa e sugestões a partir de outros perfis. Por isso, busque mantê-la sempre atualizada e atente-se a pontos como a iluminação, enquadramento e visibilidade. Isso fará toda a diferença.

  1.  Nome

Assim como a foto, esse talvez seja o fator mais importante. Aqui, precisamos ter atenção a dois pontos: o nome de usuário e o nome que você usará no seu perfil. O nome de usuário é a forma como os outros usuários da rede chegarão até o seu perfil através das buscas. Por isso, pode-se dizer que ele carrega boa parte da essência da sua conta.

A opção mais assertiva é utilizar o seu próprio nome. Contudo, caso ele já esteja sendo utilizado por outra conta, busque alternativas objetivas, como elementos sutis ou alguma referência ao seu nicho.

Outro ponto importante a ser observado, é o nome que aparecerá no perfil. Ele deve ser visualmente organizado e objetivo. Nesse quesito, alguns usuários inserem uma informação sobre a finalidade da sua conta, o que pode ser uma estratégia favorável a depender do seu objetivo.

  1. Biografia

A biografia, sem dúvidas, também é um dos principais fatores determinantes para um atleta ganhar seguidores. Através dela, os visitantes do seu perfil terão informações importantes sobre a finalidade da sua conta e sobre você. Nessa parte, você pode inserir informações atrativas, além de utilizar hashtags e links. Mas tenha cuidado: seja direto e claro, ela não deve passar de 150 caracteres.

  1. Feed

Observe o feed como um álbum. Ele deve ser harmônico e seguir uma linha visual que gere curiosidade nos visitantes do perfil. Afinal, quanto mais atrativo e organizado forem os seus conteúdos, mais tempo as pessoas passarão no seu perfil e as chances do seu perfil de atleta ganhar seguidores aumentarão consideravelmente.

  1. Destaques

Os destaques ocupam um lugar de fácil visualização quando o perfil é acessado, aparecendo logo após a biografia.  Neles, você pode incluir informações importantes, além de conteúdos que você compartilhou nos stories e deseja prolongar a possibilidade de visualização. Por isso, eles podem ser grandes aliados para um atleta ganhar seguidores.

Conheça seu público e fidelize-o

Não tem segredo: para se comunicar bem, é necessário saber com quem estamos nos comunicando. Aliás, essa é uma ação muito importante para fazer um atleta ganhar seguidores. Então, pesquise sobre o seu público, saiba como ele se comporta, o que gosta de fazer e o que quer ver no seu perfil. Assim, você conseguirá gerar uma identificação com esses indivíduos e torná-los seguidores fiéis.

Além disso, depois de estar por dentro dessas informações, ficará mais fácil definir a finalidade do seu perfil, o tipo de linguagem que você utilizará e a forma como seus conteúdos chegarão até a audiência.

Planeje seus conteúdos

Planejar é o caminho certo para entregar conteúdos de qualidade para a sua audiência. Por isso, antes de sair postando tudo o que vem na cabeça, tire um momento para pesquisar assuntos pertinentes às suas atividades e pense de forma estratégica como você irá compartilhar isso no seu perfil. Afinal, existem diversas possibilidades e quanto mais elas forem exploradas, maiores as chances do seu perfil de atleta ganhar seguidores.

A dica é: tenha uma planilha para anotar os assuntos que surgirem através das suas pesquisas ou das suas vivências e organize um cronograma com a data em que cada um dos posts será publicado. Assim, você conseguirá ter mais organização e maior facilidade para desenvolver os conteúdos.

Explore todos os formatos de conteúdo

Atualmente o instagram oferece a possibilidade de entregar conteúdos em diversos formatos. E você não pode deixar de aproveitar todas essas funcionalidades. Por isso, no seu planejamento, considere diversificar a forma de entrega desses conteúdos. Você pode utilizar:

Feed

O feed pode ser visto como a peça principal da plataforma. Através dele, você pode entregar conteúdos em diversos formatos, incluindo fotos estáticas, vídeos e gifs animados.

Stories

O stories permite a entrega de conteúdos mais curtos de forma temporária. Essa ferramenta é excelente para auxiliar o atleta a ganhar seguidores através da aproximação com seu público. Aqui, você ainda pode contar com o auxílio das ferramentas nativas da plataforma, como caixa de perguntas e enquetes. Muita gente escolhe utilizar para mostrar bastidores, rotina e o dia a dia. Enfim, a famosa vida real.

Reels

O reels é uma ferramenta que permite a criação de vídeos rápidos e pode ajudar o seu perfil de atleta a ganhar seguidores ainda mais rápido. Afinal, esses vídeos não são entregues apenas para os seus seguidores e podem até mesmo viralizar na rede, tornando seu alcance ainda maior.

Você pode aproveitar para criar conteúdos mais dinâmicos, mostrando sua rotina de treinos e alimentação. Caso queira, também é interessante entrar nas trends do momento e até mesmo fazer alguma coreografia.

Interaja com o seu público

Essa pode parecer uma dica um pouco óbvia. Porém, vale reforçar: manter um contato próximo do seu público é essencial para criar conexões genuínas e resistentes. Curtir, responder e trocar mensagens com o seu público irá gerar aproximação com o mesmo. Assim, eles irão sentir que importam para você e levarão os seus conteúdos ainda mais longe.

Tenha autenticidade

Em qualquer ambiente que você deseja se inserir, a melhor forma para se destacar talvez seja a autenticidade. E isso não seria diferente nas mídias sociais. Para que se atinjam os objetivos e metas e faça o seu perfil de atleta ganhar seguidores, é necessário manter uma postura autêntica e buscar expor características que você considere únicas. Assim, você irá se destacar em meio aos outros usuários.

Conte a sua história

Enquanto atleta, você irá representar os sonhos de muitas pessoas. Por isso, é essencial trazer detalhes da sua trajetória para o seu perfil. Além disso, transparecer resiliência, motivação e originalidade podem ser boas estratégias para fazer o seu perfil de atleta ganhar seguidores. Também é interessante compartilhar detalhes da sua carreira, suas conquistas, como você chegou até elas e onde ainda deseja chegar.

Crie uma rede de apoio

Manter contato com outros influenciadores e criadores de conteúdo pode ser uma estratégia muito assertiva para um atleta ganhar seguidores. Afinal, essa troca pode trazer insights valiosos, ampliar a sua visibilidade em meio a comunidade do seu nicho e aumentar as possibilidades de conteúdo envolvendo collabs.

Acompanhe todas as métricas

Avaliar as métricas do seu perfil é uma ação importante para descobrir o que está dando certo ou não e otimizar a sua comunicação. Você pode fazer isso pela própria ferramenta de insights do Instagram. Além disso, é importante acompanhar as interações da sua audiência através das enquetes, caixinhas de perguntas, comentários, etc. Assim, você terá uma maior noção sobre os conteúdos que geram mais engajamento no seu perfil e poderá criar ações de atração para fazer o seu perfil de atleta ganhar seguidores.

Não tenha medo de tentar

Para um atleta ganhar seguidores, é necessário coragem. Embora você já tenha uma certa noção sobre como o seu público se comporta e o que ele deseja consumir, não deixe de experimentar novas formas de contato com o mesmo e arrisque falar sobre assuntos diferentes do habitual para que a sua rede se expanda e gere identificação com um número maior de indivíduos.

Conclusão

Ganhar seguidores e visibilidade é uma tarefa que exige esforço e dedicação. Contudo, os resultados que isso pode trazer para a sua carreira de atleta são muito atrativos! Siga as dicas e não deixe de manter os seus conhecimentos sobre a plataforma atualizados a fim de conseguir se manter relevante na mesma.

Agora que você já conferiu todas as dicas e está pronto para fazer o seu perfil de atleta ganhar seguidores e visibilidade, conheça o HUB da MVP Sports. Já são mais de 200 perfis cadastrados na plataforma que conecta marcas e atletas influenciadores. Não deixe de acessar e conhecer agora mesmo!

Veja mais:

Fale com nosso time: