COI elege Los Angeles e Paris como sedes das próximas Olimpíadas


O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta terça-feira que Los Angeles e Paris receberão os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. Em reunião realizada em Lausanne, na Suíça, o comitê divulgou a decisão com a presença dos prefeitos das duas cidades. A ordem dos eventos, no entanto, ainda será definida em outro encontro, que ocorrerá no dia 13 de setembro em Lima, no Peru.

Os membros do COI foram à Suiça para ouvir a defesa das candidaturas por autoridades da França e dos Estados Unidos, e escolheram por atribuir não apenas uma, mas duas edições, premiando as pleitos que persistiram até o final do processo de disputa pelos Jogos de 2024.

O que aconteceu foi que tanto Paris como Los Angeles já tenham destacado a prioridade pela realização dos Jogos de 2024 e um acordo entre as três partes, COI e administrações, não está descartado para que a escolha seja consensual. Assim, uma delas receberia uma compensação financeira para aguardar até 2028.

De acordo com o Estadão, a tendência é de que Paris, que sediou os Jogos de 1924 e voltaria a realizar cem anos depois, seja premiada com a primeira data. Os dirigentes da campanha de Los Angeles admitiram silenciosamente que a possibilidade de sediar os Jogos de 2024 não seria a única. “Nós queremos dizer claramente ao COI e à comunidade mundial do esporte que a prioridade de Los Angeles não é ela mesma. Nós estamos, ao contrário, concentrados no movimento olímpico e no mundo”, afirmou Casey Wasserman, diretor da candidatura norte-americana.

Do lado francês, a campanha foi reforçada pela presença do presidente Emmanuel Macron, que defendeu aos delegados do COI a candidatura francesa. Segundo ele, o país se engaja pela realização da Olimpíada de 2024, e não pela de 2028, porque o local em que será construída a Vila Olímpica é um loteamento de apartamentos sociais – para população de baixa renda – e deverá ser construído e entregue nos próximos sete anos.

Fonte: Estadão Esportes


Compartilhe essa notícia: