Contratação dos atletas para campanhas publicitárias


Por Ana Carolina Gama

Arte: MVP Sports

Atualmente, muitas marcas procuram atletas para fazer suas campanhas publicitárias. Campanhas das mais diversas possíveis, podendo ter relação com o esporte ou não. Com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro se aproximando, as empresas estão se mobilizando cada vez mais para fechar parcerias com atletas olímpicos, para dar mais visibilidade a ambos.

“Podemos citar inúmeros benefícios que o esporte pode trazer para uma marca, mas quando a mesma é de um segmento que seus produtos e serviços pouco tem a ver com esporte, o principal benefício, são os valores positivos que o esporte agrega a empresa, seus produtos e seus serviços”, afirmou Felipe Sarno, sócio da MVP Sports.

Uma empresa muito conhecida e renomada no mercado é a Panasonic, que investiu no atleta da natação Felipe França e deram início a uma parceria de sucesso. A Panasonic é uma empresa japonesa que fabrica eletroeletrônicos e mesmo sua marca não tendo relação com o esporte, o envolvimento foi benéfico tanto para ela, como para o atleta.

Sobre os benefícios que a empresa pode ganhar com as parcerias, Felipe ressaltou: “Os ganhos das empresas são inúmeros, como os diferenciais de comunicação aumentando a percepção da marca através do reconhecimento nacional do atleta, incentivar a fidelidade à marca, comprometer-se com a base de fãs atuais e se conectar com potenciais consumidores, associar a marca a um nome ligado à sucesso e vitórias e claro o apoio ao crescimento do esporte no Brasil como parceria de um atleta vitorioso.”

Além disso, sobre os ganhos para os atletas, Felipe comentou: “Já os atletas são beneficiados pela visibilidade que o patrocinador pode gerar a ele, dar condições para que o atleta se concentre apenas nos treinamentos e também pelo retorno financeiro, que infelizmente no Brasil é muito sazonal”.

O nadador também fechou patrocínio com a Krom Suplementos, uma marca de nutrição esportiva, em crescimento no mercado. Essa parceria tem uma importante aproximação, já que a empresa é fabricante de suplementos usados por atletas.

Os dois contratos de Felipe, em marcas totalmente diferentes envolvem uso da imagem do atleta, exposição da marca em seu uniforme de treino, competições e nas redes sociais do nadador, aparições em eventos e em campanhas publicitárias na televisão.


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