8 dicas de filmes e documentários sobre esportes


Aproveitando que é sexta-feira, nós separamos aqui oito filmes e documentários que irão mexer com seus sentimentos, e mostrar o real poder e impacto que o esporte pode ter na vida de uma pessoa, veja abaixo!

 

1 – PARATODOS (2016)

Paratodos é um documentário para se inspirar. Lançado em junho de 2016, a proposta é emocionar a todos com histórias fascinantes de atletas brasileiros Paralímpicos. O diretor Marcelo Mesquita acompanhou os quatro anos que antecederam os Jogos Paralímpicos de 2016, mostrando o empenho desses atletas, a dedicação, o sofrimento, as dificuldades, mas a superação no final de tudo. Os personagens são: Fernando Fernandes (Canoagem), Ricardinho (Futebol de 5), Daniel Dias e Susana Schnarndorf (Natação), além de Alan Fonteles, Yohansson do Nascimento e Terezinha Guilhermina (Atletismo).

 

2 – 100 METROS (2016)

Mais um filme inspirador, 100 metros é baseado na história real de Ramón Arroyo, um espanhol diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos. Foi avisado de que em poucos meses não seria capaz de andar sequer 100 metros. Mas com a ajuda do esporte, Ramón supera qualquer tipo de prognóstico e decide competir no IronMan em 2013, a mais famosa e desafiadora prova de triathlon do mundo. (disponível no Netflix)

 

3 – I AM BOLT (2016)

Usain Bolt já é uma figura conhecida, mas em “I Am Bolt”, você verá o jamaicano com um outro olhar. O documentário retrata grandes momentos de Bolt, sua preparação para a conquista das nove medalhas olímpicas de Pequim em 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. Mostrando além do atleta, um lado mais pessoal de Bolt. Toda sua trajetória desde jovem, até o ídolo do esporte, e a inspiração que se tornou nos dias de hoje. (disponível no Netflix)

 

4 – RAÇA (2016)

Raça conta a vida de Jesse Owens, atleta negro dos EUA que conquistou quatro Medalhas de Ouro nas Olimpíadas de 1936, em plena Berlim no regime nazista. O filme retrata o preconceito sofrido por Owens desde a época da faculdade, as dúvidas em relação ao possível boicote dos EUA, os duros treinamentos em Ohio, até seu momento de glória no Estádio Olímpico.

 

5 – GOL! – O SONHO IMPOSSÍVEL (2006)

Este está longe de ser uma obra de arte, tem seus defeitos, mas acabam sendo ofuscados pela imersão que o público tem na história. Santiago Muñez, morador de Los Angeles, sonha em ser um jogador de futebol profissional. Depois de muitas dificuldades acaba sendo contratado pelo Newcastle United, da Inglaterra. E então, o público acaba se sentindo dentro da história, como se fosse a sua trajetória na vida do futebol, com brigas no vestiário, insatisfação no banco, primeiro gol. “Gol! – O sonho Impossível” é o primeiro filme de uma trilogia, seguido por “Gol! 2 – Vivendo o Sonho” (2007) e “Gol! 3 – O jogo final” (2008).

 

6 – SENNA: O BRASILEIRO, O HERÓI, O CAMPEÃO (2010)

Um ícone no esporte mundial, Ayrton Senna é retratado nesse documentário de 2010 como um verdadeiro herói. Conhecendo sua vida desde os momentos mais tensos, até sua glória. Um piloto que não se contentava com pouco, e que corria muitos riscos, o que infelizmente acabou tirando sua vida. Mas a mensagem que o filme transmite, é de um ser humano único e um verdadeiro herói brasileiro. (disponível no Netflix)

 

7 – MENINA DE OURO (2004)

O filme conta a vida de Maggie Fitzgerald, uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Ela quer que Frankie, um grande treinador de boxeadores, comece a trabalhar com ela. O problema é que ele é não treina mulheres, além de acha-la velha demais para iniciar sua carreira no boxe. Depois de muita insistência ele enfim começa a treina-la, dando início a uma história de muita força de vontade e contratempos. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.

 

8 – INVICTUS (2009)

Ambientado entre 1990 e 1995, Nelson Mandela é eleito presidente de uma África do Sul ainda dividida pela questão racial. Os negros agora acreditando em um futuro melhor, e os brancos vivendo uma realidade diferente, tendo como maior símbolo de patriotismo a seleção de rúgbi, composta por sua maioria de brancos. Com a Copa do Mundo de Rúgbi ocorrendo na África do Sul em 1995, Mandela vê uma oportunidade de unir seu povo caso a seleção vença. Provando mais uma vez a força do esporte na vida das pessoas.


Compartilhe essa notícia: